Santa Catarina iniciou uma das maiores intervenções de infraestrutura portuária do país na Baía da Babitonga, com foco no aprofundamento do canal de acesso e melhorias no canal externo. O projeto prevê elevar o calado do Porto de Itapoá de 14 metros para 16 metros, ampliando as condições operacionais para receber embarcações de maior porte, com menção pública à possibilidade de atracação de navios de até 366 metros.
Além do impacto no Porto de Itapoá, a obra também ficou conhecida pelo componente ambiental/urbano: parte dos sedimentos dragados está sendo destinada ao engordamento de trechos da praia de Itapoá, em uma iniciativa amplamente divulgada.
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O que está sendo feito no Porto de Itapoá
De acordo com comunicados oficiais do Governo de SC, trata-se de um projeto de dragagem com investimento na casa de R$ 333 milhões, em uma parceria envolvendo o complexo da Babitonga, com objetivo de modernizar o acesso para operações com navios maiores e com maior eficiência de janela.
Entre os pontos divulgados:
- Aumento do Calado de 14m para 16m no canal de acesso.
- Potencial para navios de até 366m (conforme comunicados públicos).
- Uso benéfico de sedimentos para engordamento de praia em Itapoá.
Mactrans, solução logística próxima ao Porto de Itapoá
Com uma operação estruturada próxima ao Porto de Itapoá e foco em execução terrestre (pátio, doca, crossdocking, distribuição), o papel de uma logística como a Mactrans tende a ser: absorver os picos com previsibilidade e proteger o SLA até o cliente final quando a dinâmica portuária muda.
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Fontes: cobertura do Jornal Nacional e comunicados oficiais do Governo de Santa Catarina
Crédito: Imagem de https://www.portoitapoa.com/porto-itapoa/
