As operações no Porto de Paranaguá começam muito antes do terminal. Quem vive essa rotina sabe: quando o acesso trava, a conta vem em forma de multa, quebra de SLA, desgaste de frota e pressão do cliente.
Nesse cenário, ganha relevância o investimento autorizado pelo Governo do Paraná para pavimentar vias estratégicas no entorno do porto. É uma obra de infraestrutura pública com impacto direto na logística privada e um movimento que merece entrar no radar de planejamento para 2026.
Conexão entre áreas urbanas e o corredor de acesso ao porto
O Governo do Paraná autorizou investimento de R$ 35,7 milhões para substituir o asfalto por pavimento de concreto armado em 15 ruas estratégicas próximas ao Porto de Paranaguá — um total de ~6 km e 71,6 mil m². O convênio, firmado entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) e a Prefeitura de Paranaguá, tem projeto doado pela Portos do Paraná, em parceria com empresas locais (Rocha e Fertipar). Para a operação logística, a mudança agrega durabilidade, regularidade do piso e redução de interferências, favorecendo o trânsito de caminhões no perímetro portuário.
A intervenção dialoga com outras frentes de modernização, como o Moegão, citado pelo Governo como a maior obra portuária em andamento no País, e com melhorias recentes no entorno, e integra um pacote de ações para mobilidade e segurança no litoral.
Leia também: Porto de Paranaguá amplia calado para graneleiros para 13,3 m e ganha eficiência na exportação
Lista Oficial de Ruas contempladas
Professor Décio, Xavier da Silva, Frei José Thomaz, Av. Gabriel de Lara, Francisco Machado, Nestor Victor, Comendador Correia Júnior, Soares Gomes, Conselheiro Corrêa, Manoel Pereira, Barão do Rio Branco, Manoel Bonifácio, Maria Cândida Souza Lobo, Baronesa do Cerro Azul e Marechal Floriano.
Oportunidades de gestão para 2026
Na Mactrans, acompanhamos de perto as transformações logísticas que afetam o Porto de Paranaguá. Para nossos clientes e parceiros, esse investimento público é um sinal de que vale a pena reavaliar:
- Rotas logísticas atualizadas com base nas novas vias;
- Tempos médios de trajeto urbano para coleta ou entrega no porto;
- Contratos de frete e SLAs, com parâmetros mais ajustados à nova realidade;
- Planejamento estratégico 2026, incluindo cenários mais favoráveis para exportação ou importação por Paranaguá.
Na prática, obras como essa, se tornam parte do sistema logístico das empresas que atuam em Paranaguá. É por isso que seguimos acompanhando de perto o cronograma das obras, os impactos durante a execução (interdições, desvios, reprogramações) e os ganhos permanentes de fluidez, segurança e desempenho operacional que virão após a entrega.
Se a sua empresa atua com o Porto de Paranaguá, clique aqui e fale com a nossa equipe e entenda como aproveitar esse novo momento logístico para impulsionar suas operações.
